segunda-feira, 18 de julho de 2011

Emissões de gás carbônico em um mapa interativo

Através do serviço oferecido pelo site "Breathing Earth" é possível visualizar a quantidade de gás carbônico que é liberada na atmosfera a cada minuto. Mas como ocorre isso? É simples, basta apenas que você passe o cursor do mouse sobre um determinado país. Ao fazer isso você visualiza não só as taxas de CO que esse país emite, mas também algumas outras informações que serão descritas abaixo.

Imagem do site "Breathing Earth". (Reprodução)

Do lado esquerdo estão disponíveis os seguintes dados: População do país (Population); quantos segundos se passam até que uma pessoa morra  (1 person dies every); quantos segundos se passam até que alguém nasça (1 person born every); quantidade de toneladas de CO2 liberadas a cada minuto (100 tonnes of CO2 every); quantidade de poluentes emitidos desde que você acessou o site (since you started watching); quantidade de CO2 emitida por pessoa ao ano. (COemitted per person)

Já do lado direito é possível verificar informações mundiais contabilizadas desde que você entrou no site. Assim, além de indicadores sobre a População (World Human Population) é possível saber quantas pessoas nasceram (People have been born in the world) e morreram (People have died in the world) nesse período. Por fim, há um cálculo (CO2 have been emitted) para estipular a quantidade de CO2 lançada na atmosfera desde o momento em que você acessou o “Breathing Earth”

Acesse o site e compare, por exemplo, a quantidade de CO2 que a República Democrática do Congo emite com as dos Estados Unidos da América. Quais fatores explicam a diferença verificada? Quais são as consequências de índices tão elevados provocados pelo segundo destes países?

Em tempo, o link para acessar o Breathing Earth é: http://www.breathingearth.net
 
Texto redigido pela Equipe do Geopibid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário