segunda-feira, 12 de março de 2012

"O meu nome é Severino"

A obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, pode ser trabalhada em sala de aula a partir da contribuição entre várias disciplinas. Através da Geografia, por exemplo, pode-se problematizar o processo migratório brasileiro ou a concepção sobre o que se entende por "sertão". Agora, graças ao trabalho realizado pela Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com a TV Escola, há mais um recurso para se abordar a saga do retirante Severino. Confira abaixo:
 

Trabalhar o livro e em sequência o vídeo pode ser uma combinação muito interessante. Para saber maiores informações sobre a versão em desenho animado, acesse o site da Fundação Joaquim Nabuco.  

Em tempo: Sueli Furlan, professora da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista à Revista Nova Escola, afirma que existem várias obras com grandes potencialidades para serem trabalhadas do ponto de vista da Geografia Escolar. De Guimarães Rosa, ela menciona Grande Sertão: Veredas, Manuelzão e Miguilim. Outros exemplos são "Os Sertões", de Euclides da Cunha e Macunaíma e Paulicéia Desvairada de Mário de Andrade.

Atualização: 18/03/12:  O complemento dessa publicação pode ser lido aqui.

Texto escrito por: Higor Mozart Geraldo Santos.

Um comentário:

  1. Olá,

    incluiria na lista O Quinze, de Rachel de Queiroz, que também trata da questão da migração do nordestino com vistas a uma vida melhor.

    Conceição

    ResponderExcluir